A cidade de Valpaços recebeu no passado fim de semana de 21 e 22 de Outubro a ultima prova da edição de 2017 do Troféu "Extreme", o "EXTREME TRIAL 4X4 VALPAÇOS 2017". 
Com motivos de interesse de sobra para passar algum tempo e que vão desde fantásticas paisagens, ótima gastronomia, termalismo, riqueza cinegética, património histórico e etnográfico singulares, os participantes e o publico que viajaram até esta cidade de Trás-os-Montes poderam certamente ficar a conhecer um pouco melhor a região e as suas gentes, bem como a oferta gastronómica do Alto Tâmega que é vasta e de qualidade unanimemente reconhecida.
Esta prova teve uma particularidade de ser disputada em dois dias de competição, com o primeiro dia a servir para a realização de uma Super Especial Noturna, desenhada num espaço praticamente dentro da cidade de Valpaços, especial essa que substituiu o habitual setor de perícia, com a classificação a servir para ordenar os pilotos para o arranque do setor de resistência que seria disputado no dia seguinte.  
No domingo, a meio da manhã fez-se a deslocação das equipas com os carros de competição a seguirem em caravana pelas ruas de Valpaços até ao local onde iria ser disputada componente competitiva deste dia.   Antes ainda da resistência, organização e promotores realizaram uma atividade "extra"  onde as equipas e os seus mecânicos lutarem entre si numa atividade lúdica e sem efeitos na classificação final. A longa pista do setor de resistência apresentou um desafio singular para os participantes, pois sem que tivesse obstáculos demasiado complicados, oferecia um grande numero de pontos onde as equipas se tinham que aplicar, tornando naquela que foi a mais trabalhosa do ano sobretudo para os condutores.  É já habitual haver um grande empenho e esforço dos navegadores, mas desta vez também os homens do volante foram postos á prova, para conseguirem passar por cima das muitas pedras desta pista.

O “EXTREME TRIAL 4X4 VALPAÇOS” encerrou a temporada de 2017, a todos os níveis histórica, verificando-se um crescimento face a 2016 significativo.  A prova de Valpaços é disso um exemplo, e ajudou a aumentar ainda mais a extraordinária diversidade de pisos e desafios que esta competição apresenta.  Sobre as pontuações do campeonato falaremos em breve, num outro comunicado a ser emitido oportunamente.


Luís Pirralho, da X-Adventure:
“Missão cumprida! Concluídos o “Extreme” com chave de ouro. Mais um evento, numa nova localização, com uma organização também ela estreante no nosso troféu, e que de um modo geral achamos que correu de forma particularmente satisfatória. Caso aqui regressemos em 2018 apenas teremos que corrigir alguns detalhes, mas isso é absolutamente normal em qualquer evento, e faz parte do objetivo que temos de melhoria continua e progressiva.
Tivemos aqui duas pistas que quase de certeza surpreenderam os participantes, pois mesmo sem terem obstáculos assustadores e perigosos, exigiram muito das equipas.  De inicio até poderia parecer simples, mas acho que após a primeira volta todos perceberam que isto era uma desafio à séria.
Também estou satisfeito com o nível de participação, desta vez com especial destaque para os Super Proto Mais, que lideraram em numero de inscritos. Os participantes empenharam-se de inicio a fim do evento, o que é de louvar, e em especial nesta prova que exigiu muito não só do navegador como já é de algum modo habitual, mas também dos pilotos que aqui tiveram que utilizar toda a sua experiencia e conhecimento das viaturas para procurarem um bom resultado.
Agora vamos descansar um pouco, e logo que possível, dar inicio ao processo de organização da temporada de 2018, para a qual já temos estudadas algumas melhorias.”

O Extreme Trial 4x4 Valpaços foi organizado pelo Clube Trepa Tudo de Valpaços, com o apoio do Município de Valpaços, da Freguesia de Valpaços e Sanfins, da Freguesia de Vassal, dos Bombeiros Voluntários de Valpaços e do Intermarché de Valpaços.
O Troféu Extreme Trial 4x4 2017 tem o apoio da Fedima, da Euro4x4Parts.com, da Tractomoz, de Helder Tiago – Oficina e Reboques, da Lubecar, da Vulcanizadora Fragoso, da Veicomer, da Dediland, do Todoterreno.pt, de imagensdesportivas.com, da BeeOuch Photography, do Codigo4x4 (Espanha), de Skin Ovelha, da Tentação TT, do TR4 Digital e do Virtual Clube TT.
Todas as informações sobre o Troféu Extreme Trial 4x4 2017 podem ser encontradas no site oficial em www.extremetrial4x4.com